Blog

Mas afinal, de onde veio o Brioche?

‘’Se não tem pão, que comam Brioche’’

Essa famosa frase foi dita pela Rainha Maria Antonieta, enquanto fazia um passeio com o seu cocheiro, perguntou a ele por qual motivo aquela gente parecia tão desnutrida. ‘’Vossa majestade, não há pão para comer. ’’ (No início da Revolução industrial em 1789 as más colheitas fizeram com que o preço do pão aumentasse Bastante). A Rainha respondeu: ‘’Se não tem pão, que comam Brioches’’.

Muitos estudiosos acreditam que talvez essa frase não foi dita por Maria Antonieta, e sim que foi extraída das confissões do filosofo Jean-Jacques Rousseau, o escritor com

maior sucesso na época da revolução francesa. Em uma obra de Rousseau, ele menciona que uma princesa, na qual não foi citado o nome, falou estas palavras quando viu o povo passando fome.

 

Mas o que é o Brioche?

A palavra ’’Brioche’’ vem da palavra ‘’broyer’’, que significa trabalhar a massa com um ‘’broye’’ (espécie de um rolo de madeira para amassar). O pão tem como origem a França, porem surgiu na Normandia em meados do século XVI, feito com bastante manteiga e ovos. Os formatos nos quais podem se apresentar um Brioche são muito variados, assim como o sabor que o complementa, é possível que ele tenha variados recheios e coberturas ou até mesmo como salgados, envolvendo diversos recheios picados. A frase ’’Bon comme le pain’’ é uma expressão francesa que tem como significado ‘’ Bom como o pão’’ e descreve a importância desse alimento que é universal. O Brioche é um dos pães mais antigos do mundo, sua originalidade é percebida na sua maciez, sabor e aroma incrivelmente únicos.

Já temos o Núcleo para Brioche da PMAN?

Continue nos acompanhando, em breve mais publicações.

 

10 respostas para “Mas afinal, de onde veio o Brioche?”

  1. Jailson disse:

    Gostei, interessante!

  2. EVERALDO VERGULINO disse:

    Sou técnico de panificação e confeitaria e me interreso pela história da panificação.

  3. Léo Francisco dos Santos disse:

    Muito bem .faço muitos brioches diariamente e uso o EMULZINT ,já tentei outras marcas mas nada se compara até o momento .boa sorte e que é tenhamos produto a altura do nome .

    • amplo disse:

      Léo, bom dia!

      Temos hoje um Núcleo de Brioche com excelente qualidade. Gostaria de testá-lo?
      Nos envie os dados da sua empresa para que possamos encaminhar um técnico para desenvolver os teste ou mesmo enviarmos a amostra para sua apreciação!
      Aguardamos o seu retorno,

      Atenciosamente

  4. Gilvan José de souza disse:

    Muito boa a materia

  5. jose ricardo dos santos disse:

    bom dia fui tecnico por varios anos quando eu fazia o brioche ficava exelente ,pois eu trabalhava bem a massa . hoje eu tenho supermercado e ja ensinei meu padeiro mas acredito que com o tempo ele relachou e nao fica tao bom assim,gostaria de um produto que mesmo com a falta dos padeiros o produto nao mudasse tanto o padrao

    • amplo disse:

      Sr. José Ricardo, bom dia!
      Temos um Núcleo de Brioche de excelente qualidade.
      Este produto é de fácil manuseio, onde você precisará acrescentar apenas água, farinha e fermento.
      Nos informe os seus dados para que possamos entrar em contato e passar maiores informações sobre nosso produto.

      Obrigada

  6. Krystle Knight disse:

    Me interesan los productos algun representante de ventas que hable español o ingles, que me pueda ayudar?

    Atentamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News PMAN
Lançamentos e novidades PMAN